sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Novembro "quente" - European Youth Cup L, em Pou (França)

O passado mês de Novembro foi bastante produtivo em atividade no seio do Clube de Montanha da Figueira da Foz. A participação no campeonato europeu de jovens, em França, as aberturas de novas vias de escalada no El Chorro, em Espanha, e a etapa da Taça FPME de escalada de dificuldade - jovens, na Figueira da Foz, foram as realizações só neste período. Por isso, para os mais atentos, durante o mês de Dezembro, este blog terá alguma atividade! Esperamos dar a vocês conteúdos de qualidade à altura das atividades concretizadas. Mas, não se contentem só por ler! porque, já no próximo dia 10 de dezembro terão a oportunidade de participar na caminhada na Serra da Arada, organização a cargo do clube Alto Trilho. (Inscrições até dia 7 de dezembro)

Em baixo segue o relato do que se passou em Pou (França) - European Youth Cup L

Rafael Henriques e Mariana Jordão, atletas do CMFF, foram os primeiros a ter a oportunidade de participar numa competição europeia, a “European Youth Cup L, em Pou (França), que se realizou a 12 e 13 deste mês.

Iniciaram a prática da modalidade no clube do Agrupamento de Escolas do Paião, tornaram-se atletas do Clube de Montanha da Figueira da Foz e agora viram todo a sua dedicação recompensada ao participar nesta aventura de 2200 quilómetros partilhada com os atletas Pedro Gomes, Joana Sousa e Diogo do Núcleo de Escalada de Soure.

Rafael garantiu que ”foi uma experiência única, que nunca mais vai esquecer”. Visivelmente encantado, descreveu-nos Pau como ”uma cidade espeeeetacular, colada aos Pirenéus franceses, toda virada para a montanha”. Mariana sublinhou a grandiosidade do acontecimento (referindo-se não só a atletas mas também ao público), a organização exemplar e umas infraestruturas ”do outro mundo” que deixaram o grupo pasmado e … com uns laivos de inveja!

Os resultados obtidos - 30 lugar na classificação final do escalão de iniciados não era o principal objectivo, mas sim a experiência que poderíamos adquirir com a nossa participação na prova.

Foi uma competição de nível muito elevado, com participantes oriundos de países muitos fortes na modalidade (França, Eslovénia, Áustria, Alemanha, Suíça, etc.)”. E embora referindo que “esta oportunidade vem coroar o empenho e dedicação e dar sequência ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Clube de Montanha, e envolvidos, há ainda um longo caminho a percorrer” para conseguir alcançar resultados cimeiros.

Na viagem de regresso ainda houve tempo para uma paragem em Espanha numa das escolas de escalada em rocha mais conhecidas, Rodellar: um digno “remate” na escalada das emoções!

Texto e fotos: Francisco Crisanto


2 comentários:

Nelson Cunha disse...

Gosto de ler estas nóticias positivas em alturas de crise!

Não é para espantar, porque o clube é dirigido por pessoas motivadas, dinmâmicas, competentes e, acima de tudo, altruístas!!!

Continuação de grandes aventuras, com a esperança de poder partilhar algumas!

Abraços a todos

Rodas disse...

Muito bem!

Parabéns a todos pelo esforço e continuem com essa motivação em Alta!!

Abraço