sexta-feira, 25 de julho de 2014

Campeonato Europeu de Escalada em Bloco de Jovens

Terminou a nossa aventura por França, mais propriamente em L' Argientierre la Bessée, onde por estes dias participámos no Campeonato Europeu de Escalada em Bloco de jovens. Fazendo uma retrospetiva do que aconteceu podemos definir que as nossas emoções estiveram perto do céu, mas que rapidamente e em voo picado, descemos à terra.

Seria uma ilusão levar expetativas muitos altas relativamente à nossa prestação. No entanto, queríamos simplesmente verificar a evolução dos nossos atletas face à prestação obtida do ano passado, sem nunca esquecer que, as seleções dos outros países também evoluem. 
De uma maneira geral e avaliando a prestação do grupo dos competidores nacionais, verificámos que o nível em cada um dos escalões estava elevadíssimo, refletindo-se isso mesmo na classificação do escalão juvenil feminino e masculino. De certa maneira e com base na preparação e resultados obtidos nas competições nacionais, tínhamos a noção que os nossos atletas estavam melhor preparados que no ano anterior, mas isso não foi suficiente para superar o nível de desempenho obtido.
Fazendo uma reflexão mais profunda, mas sem querer entrar pelos meandros de uma discussão já antiga, constatámos que o problema está na estrutura de suporte e no nível da competição em Portugal. Teremos sempre que evoluir na preparação (com base na prestação individual do atleta) mas se o nível global da competição nacional não evoluir, será sempre muito difícil reduzir a distância entre nós e os outros competidores. Contudo, não podemos esquecer o esforço e dedicação que os clubes em Portugal fazem em proporcionar competições, que ano após ano, têm sido pautadas pela excelente qualidade e organização e, que na verdade, têm sido excelentes meios para a evolução dos atletas no global.
Mas nem tudo foi mau, a experiência obtida fez-nos acreditar ainda mais no nosso trabalho e temos a noção que aprendemos muito mais agora que no ano passado.
Mas,  convergindo para o preâmbulo desta reflexão, estivemos muito perto de estabelecer um marco histórico a nível da escalada competição nacional. Simplesmente por um bloco (que não foi encadeado) não conseguimos colocar uma atleta na final da competição do escalão iniciado feminino. A atleta Beatriz Coimbra fez um prova fantástica, em que dos oito blocos que compunham a eliminatórias, encadeou cinco à primeira tentativa, deixando três blocos por fazer e foram esses que fizeram a diferença. Por momentos e imbuídos por um espírito entusiasta conseguimos roubar algum protagonismo à prova com ajuda do speaker, que mais tarde partilhou que simpatiza com a nossa equipa, por um simples motivo, mantemos sempre um sorriso na cara.

Estamos conscientes que a 12ª posição obtida, já é por si só, uma classificação histórica, mas, daquilo que observámos, sentimos que era possível chegar mais à frente.

Eliminatórias do escalão Female Youth B (Iniciados) - Beatriz Coimbra



Eliminatórias do escalão Female Youth A (Juvenis) - Mariana Jordão e Patrícia Medina
Mariana Jordão
Patrícia Medina

Eliminatórias do escalão Male Youth A (Juvenis) - Rafael Henriques e Francisco Seco
Rafael Henriques
Francisco Seco
Francisco Seco



2 comentários:

sesa disse...

Muito bem! Parabéns à grande equipa.

Rodas disse...

Excelente! Parabéns a todos e continuem a espremer essas presas como se não houvesse amanhã! :)