sexta-feira, 10 de julho de 2015

Estágio de preparação Campeonato Europeu de Bloco, Jovens - Lisboa

Nos dias 21 e 22 de julho iremos, pela terceira vez, participar no Campeonato Europeu de Bloco de jovens que irá decorrer em L’ Argientierre la Bessée. Esta prova está integrada na 22ª edição do Tout a Blocs, evento com uma enorme tradição e, que conta com um programa bastante diversificado (http://www.toutablocs.com/index.php/programme).
Mais uma vez estamos altamente envolvidos na preparação dos nossos atletas nesta competição, prova disso, é a aposta na variedade de métodos de treino, bem como, no aumento de estímulos promovidos por experiencias em diferentes locais e estruturas. No passado fim de semana, a seleção de jovens da FPME, deslocou-se a Lisboa para realizar um estágio com intuito de avaliar as capacidades físicas e emocionais num contexto de treino similar à prova que os atletas vão disputar. Para isso, o formato do treino tinha como objetivo simular as principais condicionantes desse momento. Em suma, na fase das eliminatórias, cada escalão tem aproximadamente uma hora e meia para encadear oito blocos, tendo cinco tentativas em cada bloco.
No sábado, o treino realizou-se no Vertical Wall,  os atletas tiveram à disposição um rol  diferenciado de blocos em termos de tipo de presa, movimentos e dificuldade.  Uma vez que o anfitrião da casa  - João Pedro Pena, tinha preparado um conjunto variado de blocos e, todos com muito bom aspecto, decidimos assim ajustar o numero total de blocos a encadear (de 8 para 11). Durante a sessão, os treinadores juntamente com o André Neres e o João Pena empenharam-se em dar “feedbacks” e correções técnicas aos atletas. No final, foi feita uma pequena avaliação da prestação global da equipa havendo ainda espaço, para uma conversa informal, promovida pelo André Neres, sobre o domínio emocional e controlo de expectativas em contexto da prova internacional.





No segundo dia de estágio, deslocámo-nos ao Vertigo Climbing Center, para realizar mais uma sessão de treino. As mazelas do dia anterior fizeram-se sentir durante o acordar e também na primeira fase do treino. No entanto, ao serem apresentados os blocos, os atletas, rapidamente esqueceram o cansaço, motivando-se de imediato em escalar. Mais uma vez a qualidade dos blocos foi determinante para o sucesso da sessão – o nível e a diversidade dos movimentos estavam muito bem ajustados aos diferentes atletas. Mais uma vez a sessão foi muito dinâmica, onde todos os elementos da equipa técnica auxiliados pelo “Staff” do Vertigo analisaram e corrigiram a prestação dos atletas.  De salientar, a mudança da atitude de alguns atletas nomeadamente na gestão emocional e de esforço durante as tentativas para encadear os blocos mais difíceis de execução.





Quanto ao balanço global deste mini estágio realizado em Lisboa, temos a destacar que os nossos objetivos iniciais foram inteiramente cumpridos. A quantidade, a qualidade e a diversidade de desafios criados aos atletas foram determinantes para conseguir atingir as metas propostas, aliado ao facto que fomos muito bem recebidos pelos “locais”  que revelaram uma preocupação constante. Apesar dos atletas levarem a para casa o corpo completamente “partido”, carregam também um balão de motivação muito grande, o que é preponderante, para o grande desafio da época desportiva destes atletas.

Agradecimentos:
André Neres
João Pedro Pena
Nuno Batista
Pedro Alves

Tiago Martins
Vertical Wall
Vertigo Climbing Center

1 comentário:

sesa disse...

muito bem Máquinas!