sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aneto 2012 - Carnaval

Numa iniciativa do Grupo de Montanha do Clube de Campismo e Caravanismo de Coimbra, dois elementos (Eduardo Joanes e Joel Garçês) do Clube de Montanha da Figueira da Foz, participaram numa expedição ao Aneto, realizada no Carnaval de 18 a 21 de Fevereiro e que contou também com a participação de atletas dos clubes CIMO e AGIMA.

Sendo o pico mais alto dos Pirenéus, o Aneto com a altitude de 3404m, faz parte do maciço Maladeta situado na zona do vale de Benasque e é constituído por terrenos paleozoicos de natureza granítica e materiais mesozoicos que lhe servem de cobertura. Na sua face norte, a partir dos 2810 m aproximadamente, fica o maior glaciar dos Pirenéus, com cerca de 100 hectares de superfície. Está, como muitos outros em todo o mundo, em franca regressão como consequência da mudança climática.

Embora a maioria das rotas de subida se considerem fáceis, trata-se de um cume exigente por causa de características como o desnível a superar, a altitude e a presença do glaciar. A ascensão do Aneto excede a categoria de excursionismo ou montanhismo, e entra no âmbito do alpinismo. Nesse sentido, e devido à grande quantidade de neve mole/fofa existente, em função do estado do tempo que se fazia na altura, a nossa ascensão ficou comprometida. Não sendo possível passar o portilon superior, chegámos ao glaciar ocidental do maladeta, de onde pudemos contemplar o glaciar do Aneto e o tão cobiçado cume!

Para terminar, resta-nos agradecer uma vez mais em nome do nosso CMFF, ao GM do CCCC pelo amável convite e a todas/os companheiros de montanha.

Eduardo ("Dedol") Joanes e Joel "Osama"

O grupo no refugio La Renclusa
Notícia no Diário de Coimbra



Sem comentários: