terça-feira, 17 de abril de 2012

Escapadela aos Alpes - velhotes in action!

Nos 9 a 12 de março, quatro elementos do clube (Bruno, Carlos, Chico e Paulo) deram um saltinho aos Alpes a convite do nosso amigo Paulo que tem família em Mariner. O objetivo definido era (muito) ambicioso: em poucos dias queríamos escalar, esquiar, conhecer a zona e provar as iguarias dos Alpes – indispensável, principalmente deste local (Haut Savoir).

Comecemos por um merecido agradecimento ao Paulo Plácido pelo convite e à sua família que nos recebeu de uma forma espetacular, deu-nos a provar deliciosas comidas tradicionais e mais importante ainda fez-nos sentir em casa.

Ainda hoje, sonhamos com a “raclette”, as trutas do rio, a “tartiflette” e, com uma enorme variedade de queijos que obrigavam a longos e dolorosos serões…

Mas apesar de estarmos sempre de barriguinha aconchegada de coisas boas, conseguimos atingir os outros dois objetivos: escalar e esquiar.

Como a estadia era curta, esta tinha que ser muito bem aproveitada. Decidimos, então, começar com a escalada, numa escola muito interessante e com um acesso fácil e rápido - Missy. Escalada muito técnica, com predominância de placas (verticais e ligeiramente subprumadas), escalada em calcário que necessita de alguma adaptação, mas com vias para todos (desde o 4 grau até 8b+). Com poucas horas disponíveis e com a agenda ao minuto, ainda tivemos tempo para apertar e conseguir alguns encadeamentos. Deixámos a falésia já em luz de fosco e com muita vontade de voltar – apesar de ser difícil conciliar com a agenda.

Estando nos Alpes, não podíamos deixar de esquiar um bocadinho...

Acabámos por conhecer duas estâncias, Somunt (não temos fotos) e La Clusaz; a primeira, pequenina para os Alpes (65 Km de pistas), mas na nossa opinião, espetacular! Deu para tirar a barriguinha de misérias. Tivemos o privilégio de ter um guia local (Dani – sobrinho do Paulo) que nos orientou pelo melhor da estância. A segunda… quilómetros e quilómetros de pistas que deu para nos perdemos (nos meios mecânicos) mas ainda deu para desfrutar ao máximo.

Ainda antes de apanhar o voo de regresso para casa, fizemos nova visita relâmpago à falésia e com o pouquinho tempo disponível dispusemo-nos a uma sessão hiper fanática.

Foram três dias muito bem aproveitados e espremidinhos. Com tanta oferta sabe sempre a pouco, apesar de termos feito muita coisa!...

Texto: Francisco Crisanto








A estância de La Cluzac

Que equipa...




Bruno e Chico a segurar no "rabinho"

1 comentário:

Carlos Belo disse...

Como dizia a Cesária Évora: "Saudade...". Bons momentos de convívio e grande repasto,todos os dias.